HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO


Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino fundamental, “o ensino e a aprendizagem de história envolvem uma distinção básica entre o saber histórico, como um campo de pesquisa e produção de conhecimento do domínio de especialistas, e o saber histórico escolar, como conhecimento produzido no espaço escolar” (BRASIL, 1996, p. 29). Sobre as representações sociais criadas a partir da relação do saber histórico com o saber histórico escolar, assinale a alternativa CORRETA.


Constituem-se apenas no uso de materiais didáticos específicos e da comunicação mediadora das práticas pedagógicas em sala de aula.


Dizem respeito unicamente ao conhecimento elaborado a partir das datas, locais e agentes e fatos históricos comunicados nos livros didáticos.


Constituem-se pela vivência escolar de alunos e professores que, por meio de diferentes fontes, produzem novos conhecimentos a partir do que já foi produzido no campo das pesquisas do domínio dos especialistas.


Constituem-se unicamente a partir dos conhecimentos produzidos no campo das pesquisas dos historiadores e especialistas em Ciências Humanas.


Não existe uma relação clara entre esses saberes, uma vez que os fatos históricos aconteceram num passado distante e poucas articulações podem ser feitas com o presente e com o futuro.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

A história é a história do homem, visto como um ser social, vivendo em sociedade. É a história das transformações humanas, desde o seu aparecimento na terra até os dias em que estamos vivendo. Desde o início, portanto, pode-se tirar uma conclusão fundamental: quer saibamos ou não, quer aceitemos ou não, somos parte da história, e todos desempenhamos nela um papel. E temos então, todos, desde que nascemos, uma ação concreta a desempenhar nela (BORGES, 2005, p. 49).

 

O texto acima chama atenção para duas importantes características: (i) o homem como o sujeito concreto da história; (ii) a história se desdobra das condições reais que o homem encontra já estabelecidas no mundo, e não das condições ideais que idealiza. A respeito dessas características, é CORRETO afirmar que:

 

I o homem é um ser abstrato e suas ações esgotam-se no tempo em que se realizam. Nesse sentido, a história é apenas um memorial dos eventos que lhe são inerentes.

II a materialidade da experiência humana encontra-se inserida na história. Por isso, o sentido de suas ações é restrito ao tempo dos acontecimentos.

III o registro das experiências e das trajetórias humanas ocorre de diferentes formas. Os “causos” contados pelos mais velhos são exemplos da construção oral da história.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


III, somente.


I e II.


II, somente.


II e III.


I, somente.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

Os modernos são os primeiros a demonstrar que o conhecimento verdadeiro só pode nascer do trabalho interior realizado pela razão, graças a seu próprio esforço, sem aceitar dogmas religiosos, preconceitos sociais, censuras políticas e os dados imediatos fornecidos pelos sentidos.

 

(CHAUÍ, Marilena. Primeira filosofia. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 80)

 

A educação renascentista ganhou contornos seculares que exerceram influência direta nas práticas de ensino e na relação do homem com os saberes. Sobre as características da educação no Renascimento, é CORRETO afirmar que:


a ruptura com o pensamento filosófico clássico resgatou a influência dos dogmas cristãos e destacou a religiosidade como dimensão fundamental na educação do homem.


a ruptura com os dogmas religiosos e a valorização da razão imprimiram uma nova postura com relação ao conhecimento, ao entendimento do mundo e do próprio homem.


a ruptura com o mundo greco-romano e o distanciamento do homem fortaleceram a influência da religiosidade na organização da educação e das práticas pedagógicas.


a ruptura com a concepção antropocêntrica modificou as relações hierárquicas, valorizando o saber contemplativo e a instrução religiosa.


a ruptura com a concepção antropocêntrica fortaleceu o pensamento contemplativo escolástico, reafirmando a prioridade do conhecimento da natureza de Deus.

Renascimento significa a ação de renascer, isto é, nascer de novo. Conforme explica Aranha (2006), o período compreendido entre os séculos XV e XVI leva esse nome por significar a retomada dos valores greco-romanos e sublinhar uma série de importantes transformações socioculturais na Europa que marcam a transição da Idade Média para a Modernidade. A respeito das principais mudanças ocorridas no Renascimento, julgue os itens a seguir:


I O Renascimento desencadeou o movimento conhecido como humanismo, indicando a procura de uma nova imagem do homem e da cultura.

II A produção intelectual do Renascimento, seja na literatura, na filosofia, na ciência ou nas artes, demonstrava interesse em resgatar o pensamento religioso medieval.

III A classe burguesa, ascendente e enriquecida, assumia padrões aristocráticos e aspirava a uma educação que permitisse formar o homem de negócios.


Está CORRETO o que se afirma em:


II e III.


III, somente.


I e II.


I e III.


II, somente.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

Em comparação com um povo intelectual e artista como o grego, o romano era um povo de camponeses, que valorizava o “profissional”, o negotium militar, político e agrícola, entre outros. Os romanos provavelmente admitiram a diferenciação estabelecida pelos gregos entre a formação “liberal” e a formação “profissional”, porém demonstravam clara preferência pela última. Neste caso, introduziram outros elementos, como a possibilidade de utilização prática e o caráter utilitário, conferindo à formação intelectual um novo perfil.

 

(MELO, Joaquim José Pereira. A educação e o estado romano. Disponível em: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/viewFile/1331/1140. Acesso em fev. 2018)

 

Centrada na formação da sensibilidade e do carácter, a educação romana evidencia um ideal político, ético e estético voltado para a cultura e para a erudição. Acerca das características gerais da educação romana, julgue as afirmativas abaixo.

 

I A concepção de cultura e do lugar ocupado pelo indivíduo na sociedade pouco ou nada repercutiu nas práticas de ensino romanas, que distanciavam o saber e da vida política.

II Centrada em uma postura prática, voltada para o cotidiano e para a política, a educação romana não privilegiou a reflexão filosófica.

III O desenvolvimento de um processo educacional em Roma foi lento e entremeado com métodos penosos de memorização e castigos físicos.

IV Em Roma a educação romana sempre ficou a cargo da família e dos mestres. O Estado não se interessou pelo desenvolvimento da educação.

V A educação romana era enciclopedista, centrada na erudição dos conteúdos e destacava um ideal de educação geral voltada para a formação da pessoa culta.

 

Estão CORRETAS as afirmativas:


II, III e V.


I, III e IV.


I, III e V.


I, IV e V.


II, III e IV.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

A civilização grega formou-se originalmente através de invasões na região da península balcânica. Entre os povos que constituíam esses primeiros invasores estavam os aqueus, jônicos, dóricos e eólios, todos vindos de regiões remanescentes da Europa Oriental. Em virtude da grande amplitude populacional distribuída pela região do mediterrâneo, eram considerados gregos todos aqueles que falavam a língua grega e não somente aqueles que residiam na Grécia. Nesse contexto, as cidades-estados se desenvolveram e, com cada uma delas, seu próprio sistema de governo, suas leis, seu calendário, sua moeda. Em meados do século V a.C., Atenas e Esparta eram as cidades que mais se destacavam no “mundo grego”. Como todas as outras, ambas possuíam características políticas que diferiam em seus modos de organização social: enquanto Atenas se tornou o modelo da democracia grega, Esparta teve como características o militarismo e a aristocracia. Em virtude dessas diferenças, Atenas e Esparta conservavam modelos de educação notadamente distintos.

 

(AIDAR, M. A.; BORGES, A. C. História Geral da Educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2017, p. 54-55 – com adaptações)

 

Sobre os diferentes modelos de educação em Atenas e Esparta, analise as afirmações a seguir, indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.

 

(  ) A natureza militarista da sociedade espartana exigia que a educação formasse guerreiros: a formação militar estava voltada para o ganho de força e coragem.

(  ) A educação ateniense estava voltada para a formação dos meninos que, a partir dos sete anos, eram alfabetizados e aprendiam música e ginástica.

(  ) Os espartanos eram educados para se tornarem mestres-guerreiros, por isso, além da formação militar, recebiam ampla formação intelectual.

(  ) A natureza filosófica da educação ateniense se traduzia no ideal de educação como formação integral do homem por meio da cultura.

(  ) A aspiração democrática da educação espartana garantia igual acesso à formação cultural para homens e mulheres de diferentes classes sociais.

 

Assinale a sequência CORRETA.


V, F, F, V, F.


V, F, V, F, F.


V, V, F, V, F.


F, F, V, F, V.


F, F, V, V, V.

Sempre houve, desde Homero, alguém por imitar, de Aquiles a Sócrates, passando por Alexandre ou outro grande antepassado. Esse laço entre o herói e a criança, entre o exemplo e o futuro cidadão, é o mestre que o tece (ARANHA, 2006, p. 95).

 

Partindo da relação do texto com a imagem abaixo, julgue os itens a seguir.

 

Educação grega

 

I O mestre possuía importante papel na educação e formação intelectual e moral do homem grego.

II A educação das crianças na Grécia Clássica era função das famílias que transmitiam seus valores morais isoladamente.

III A educação grega buscava integrar o homem à sociedade, consolidando o ideal de homem ético, estético e político.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I, somente.


I e III.


I e II.


II, somente.


II e III.

A vida tribal, em seus diferentes momentos (passagem de hábitos de nomadismo – sustentado pela simples coleta de alimentos – para a fixação ao solo, com o desenvolvimento de técnicas de agricultura e pastoreio) é fortemente marcada pela tradição oral dos mitos e ritos, pela propriedade coletiva da terra, do trabalho e seus produtos. Quanto às práticas educativas nas comunidades primitivas, é CORRETO afirmar que:


A adaptação aos usos e valores da tribo é levada a efeito por meio de rigorosos castigos físicos, demonstrando a rigidez daquele a quem se destina a atividade de educar.


A educação difusa é responsabilidade exclusiva do chefe da tribo, que, como porta-voz do desejo da comunidade, transmitirá os valores fundamentais à vida coletiva.


Os adultos ocupam-se apenas das atividades primárias (caça, pesca, agricultura, pastoreio), delegando a atividade educativa ao chefe da tribo.


A formação é fragmentada e as crianças são educadas para desenvolverem atividades específicas na comunidade (caça, pesca, agricultura, pastoreio...).


As crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e rituais, sendo educadas “para a vida e por meio da vida”.

As comunidades primitivas, fortemente marcadas pela tradição oral dos mitos e dos ritos sagrados, pela propriedade coletiva da terra, do trabalho e dos seus produtos, possui ainda, como característica distinta, um modelo de educação difusa.

 

Sobre a educação difusa, é CORRETO afirmar que:


a adaptação aos usos e valores da tribo é levada a efeito por meio de rigorosos castigos físicos, demonstrando a rigidez daquele a quem se destina a atividade de educar.


a rígida estrutura de poder presente na educação difusa dificulta a coesão do grupo e revela um modelo educativo baseado na autoridade e na punição.


o caráter seletivo da educação difusa limita apenas aos chefes e guerreiros o acesso ao saber e ao fazer apropriados pela comunidade.


as crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e rituais, sendo educadas “para a vida e por meio da vida”.


a transmissão dos valores fundamentais à vida coletiva é responsabilidade exclusiva do chefe da tribo, que atua como porta-voz do desejo da comunidade.

Leia, com atenção, a afirmação em destaque.

 

Centrava-se na formação integral – corpo e espírito, embora, de fato, a ênfase se deslocasse conforme a época ou o lugar: ora para o preparo esportivo ou militar, ora para o debate intelectual.

 

A afirmação em destaque exemplifica o modelo de educação:


hebraica.


egípcia.


mesopotâmica.


grega.


romana.